Ex-presidente da Câmara agora faz parte de bloco composto por legendas como PSOL e PT
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (sem partido-RJ), agora é o novo vice-líder da oposição na Casa Legislativa. O bloco, do qual fazem parte legendas como o PSOL, PT, é comandado pelo deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).
Maia tem sido um crítico recorrente do presidente Jair Bolsonaro e de diversas ações do governo, como a proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, de parcelar as dívidas judiciais da União. Enquanto foi presidente da Câmara, o parlamentar também protagonizou vários embates com o presidente e com o governo.
Recentemente, Maia se colocou como oposição a Bolsonaro na questão do voto impresso. O presidente chegou a citá-lo, afirmando que Maia “mudou de lado” na defesa do voto. Maia respondeu afirmando que Bolsonaro é “populista” e chamou as falas de Bolsonaro contra a urna eletrônica de “palhaçada”.
Enquanto comandou a Câmara, Maia chegou a ter 65 pedidos de abertura de impeachment em sua mesa. Questionado, o parlamentar disse que, “infelizmente”, não tinha votos para a abertura do impeachment. Na última segunda-feira (9), Maia foi flagrado em almoço com Alexandre de Moraes e Rodrigo Garcia, vice de João Doria.