Uma atuação monumental de Wuilker Faríñez, goleiro do Lens francês, salvou nesta quinta-feira um ponto para a Venezuela.
O primeiro 0-0 do torneio foi realizado em Goiânia com uma ofensiva seleção colombiana que teve mais de meia dúzia de oportunidades claras para anotar, porém foram evitadas pelo goleiro de 23 anos.
No estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, de Goiânia, a equipe dirigida pelo português José Peseiro conseguiu seu primeiro ponto na CONMEBOL Copa América na partida da segunda jornada, que deixa a seleção cafeteira como líder provisional do Grupo B com 4 unidades a espera do duelo entre Brasil e Peru.
A defesa da Vinhotinto saiu nervosa e os atacantes cafeteiros aproveitaram isso para roubar bolas em campo contrário e buscar a velocidade, principalmente de Duván Zapata, que deu dores de cabeça nos centrais Francisco La Mantía e Luis Martínez.
A primeira oportunidade clara da Colômbia foi de Edwin Cardona aos 13 minutos desde a lateral esquerda, onde encontrou muitos espaços, com um levantamento longo para o lateral Daniel Muñoz que, de primeira, mandou uma bola por baixo a Yerry Mina que tentou empurrar ao fundo da rede, mas não conseguiu.
A seleção de Reinaldo Rueda continuou atacando, liderado por acelerado Cardona, e teve oportunidades claras de anotar com duas finalizações de Zapata e outra do meio-campista do Boca Juniors que foram defendidos por Faríñez elástico.
Na etapa complementar, os cafeteiros continuaram atacando, porém mudaram de lado, desta vez apostaram pela direita onde Juan Guillermo Cuadrado teve maior influência.
Precisamente, o jogador da Juventus fez um levantamento no minuto 53 para que Matheus Uribe controlasse com o peito, para logo fazer uma bicicleta que não entrou ao gol porque Faríñez conseguiu desviar a bola.
No final, com a Colômbia jogando puramente no ataque, o árbitro expulsou Díaz aos 93 minutos por pisar no rival e nenhuma das duas equipes conseguiu quebrar o zero do placar.
Colômbia, que no domingo jogará contra o Peru, chega a 4 pontos no torneio continental, enquanto a Venezuela, que perdeu de 3-0 em sua estreia com o Brasil, confrontará no domingo o Equador.
-Números do jogo-
- Após empatar com a seleção da Venezuela, Colômbia soma 6 jogos consecutivos invicto contra a Vinhotinto em todas as competições (3V 3E). Os colombianos não perdem de venezuelanos desde junho de 2015 (0-1) na CONMEBOL Copa América.
- É a segunda partida consecutiva na CONMEBOL Copa América, na qual a seleção da Venezuela consegue manter o zero contra a seleção colombiana (1V 1E). A última vez que conseguiu limitas os cafeteiros sem gols foi em junho de 2015.
- Com este empate, são 7 os jogos onde a seleção da Colômbia não permite gols de venezuelanos na CONMEBOL Copa América (4V 2E 1D).
- A seleção da Colômbia teve 23 finalizações contra a Venezuela. É o máximo registro dos colombianos desde 2007 quanto a finalizações em um jogo da CONMEBOL Copa América contra um rival de sua mesma confederação (seu máximo total é 27 finalizações sobre Costa Rica da CONCACAF em 2011).
- Wuilker Fariñez defendeu 8 chutes a gol de colombianos. É o máximo histórico de defesas para um goleiro venezuelano na CONMEBOL Copa América desde 2007.