Peru e Venezuela duelarão neste domingo no jogo da última jornada do Grupo B da CONMEBOL América 2021 onde ambos brigarão pelo passe às quartas de final.
O primeiro lugar do grupo é da seleção brasileira, que lidera de longe a tabela de posições com 9 pontos; Colômbia, soma 4 pontos igual que Peru, porém com maior saldo de gols. Seguidos pelo Equador (2) e Venezuela (2).
Enquanto para os incas um empate será suficiente para classificar, a seleção de José Peseiro precisará vencer para garantir seu lugar entre os oito melhores do torneio. Por outro lado, dependerá do outro resultado da jornada, igual que o Peru, que ainda em caso de derrota classificará se o Equador não vencer o Brasil.
Peru teve altos e baixos após perder do Brasil por 4-0 na estreia, na maior goleada da CONMEBOL Copa América até agora. Superou a Colômbia por 2-1 e sofreu com o Equador, conseguindo empatar por 2-2.
-Dados-
Estádio: Mané Garrincha (Brasília)
Hora: 18:00 horário local (21:00 GMT)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
-Antecedentes-
- Há 3 jogos, em todas as competições, Venezuela e Peru terminam empatados no resultado: duas vezes igualaram 2-2, e a última, correspondente à Copa América 2019, sem gols.
- Venezuela só perdeu 1 dos últimos 5 jogos que disputou na CONMEBOL Copa América contra rivais que não sejam o anfitrião do torneio (1V 3E 1D): contra a Argentina nas quartas de final da edição de 2019 (0-2).
- Desde que Ricardo Gareca é técnico do Peru, sua equipe só perdeu de duas seleções na CONMEBOL Copa América: Brasil e Chile. Se tiramos o Brasil da análise, Peru estaria em uma racha de 10 partidas sem derrotas na competição (5V 5E). Sua última derrota foi contra o Chile em 2015 (1-2).
- Venezuela é a seleção com menor média de posse de bola na atual CONMEBOL Copa América (35,1%). 3 dos 5 encontros onde uma equipe teve a porcentagem de posse mais baixa no torneio foram da Venezuela: x Equador (31,2%), x Colômbia (35%) e x Brasil (38,3%).
- Peru é a seleção que sofreu mais gols na fase de grupos da CONMEBOL Copa América (7) e a segunda com menor relação entre finalizações recebidas e gols sofridos: recebe gol cada 6,4 disparos.