Colômbia venceu o Uruguai na definição de pênaltis por 4-2, após o empate 0-0, e passou às semifinais da Copa América-2021 neste sábado no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Duvan Zapata, Davinson Sánchez, Yerry Mina e Miguel Borja marcaram para a Colômbia nos 12 passos.
Seu goleiro, David Ospina, defendeu os disparos dos charruas José María Giménez e Matías Viña, determinando o triunfo. Edinson Cavani e Luis Suárez anotaram para o Uruguai.
Mais uma vez, a ‘Celeste’ se despede do torneio novamente nas quartas de final, da mesma forma que há dois anos quando perdeu do Peru nos pênaltis.
Colômbia jogará, nesta terça-feira, contra a Argentina, que venceu o Equador por 3-0 em Goiânia.
A outra semifinal será disputada entre Peru e Brasil, que derrotaram Paraguai e Chile, respectivamente.
-Números do jogo-
- É a segunda vez que Uruguai e Colômbia duelam nas quartas de final da CONMEBOL Copa América, e é a segunda vez que o jogo termina empatado em tempo regular. O anterior foi na edição de 1993 e também foi a Colômbia a equipe que avançou de rodada nos pênaltis.
- No comando da seleção uruguaia, Óscar Washington Tabárez enfrentou a Colômbia 13 vezes, e só perdeu em duas ocasiões (7V 4E): nas eliminatórias de 2012 (0-4) e nas oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA 2014 (0-2).
- Este foi o 12º jogo entre Uruguai e Colômbia na CONMEBOL Copa América, nos onze anteriores não foram registrados empates zero a zero.
- Uruguai teve 6 finalizações no segundo tempo contra a Colômbia e só uma no primeiro tempo. A seleção de Tabárez tem uma média de 8.8 finalizações no segundo tempo e é a seleção com mais chutes no tempo complementar da CONMEBOL Copa América 2021 junto com Paraguai.
- Yerry Mina realizou 6 desvios de cabeça contra o Uruguai, segundo máximo para um jogador na atual CONMEBOL Copa América (F. Sierralta, do Chile, 9 contra Uruguai). Além disso, Mina é o jogador com mais desvios totais de cabeça na atual edição da Copa (14).
- David Ospina chegou a 112 jogos e passou a ser o jogador com mais partidas na seleção colombiana superando Carlos “El Pibe” Valderrama (111). O goleiro estreou na seleção adulta em 2007 contra, precisamente, o Uruguai, mesmo rival com o qual alcança o recorde.