Por Pr. Rilson Mota
O Paraná deu mais um passo importante na modernização de sua malha rodoviária com a realização do leilão do Lote 3 do novo pacote de concessões rodoviárias, realizado na última quinta-feira (12), na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo. A CCR S.A. foi a vencedora da disputa, oferecendo um desconto de 26,6% em relação à tarifa de referência estipulada no edital.
Conexão estratégica
O Lote 3 abrange 569 quilômetros de rodovias, conectando Londrina, a segunda cidade mais populosa do estado, a Curitiba e ao Porto de Paranaguá. O trecho envolve importantes vias como as rodovias federais BR-369, BR-373 e BR-376, e as estaduais PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090, atravessando 22 cidades estratégicas para a economia regional e nacional.
Disputa acirrada
O leilão contou com a participação de quatro empresas: CCR S.A., InfraBR V, Infraestrutura PR e Paraná 41 Opportunity. Após a apresentação inicial de propostas com descontos entre 16,42% e 24,08%, a disputa seguiu para a fase viva-voz. Durante mais de 20 minutos, 22 lances foram feitos, resultando no desconto final de 26,6% oferecido pela CCR.
Compromisso com obras
A CCR assumirá o compromisso de investir R$ 9,8 bilhões em obras e outros R$ 6 bilhões em serviços operacionais ao longo dos 30 anos de concessão. Para garantir a execução dos projetos, a empresa deverá aportar cerca de R$ 1 bilhão, uma exigência do novo modelo de concessões que visa evitar inadimplências ou atrasos, como ocorreu em contratos anteriores.
“Sem demagogia ou falsas promessas, estamos tirando do papel o maior pacote de infraestrutura rodoviária da América Latina. Este modelo garante tarifas justas e obras que vão melhorar a segurança e a mobilidade no estado”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Obras previstas
Entre as principais intervenções estão a duplicação de 132 quilômetros de rodovias, a construção de 24,6 quilômetros de faixas adicionais, e a implementação de quatro contornos rodoviários:
- Contorno de Apucarana (13,8 km)
- Contorno de Califórnia (5 km)
- Contorno Norte de Ponta Grossa (14,65 km)
- Contorno Leste de Ponta Grossa (27,7 km)
Além disso, o contrato prevê a conclusão da duplicação da Rodovia do Café (BR-376), com 52,58 quilômetros divididos em quatro trechos, abrangendo Mauá da Serra, Ortigueira e Imbaú.
Inovação e conectividade
O contrato traz novidades tecnológicas, como sistemas de monitoramento por câmeras OCR para reconhecimento de placas, detecção automática de incidentes, painéis de mensagem variável, e pesagem automatizada. O modelo também prevê a migração para o sistema Free Flow, que elimina praças de pedágio e permite cobrança eletrônica por trecho percorrido.
Motoristas frequentes terão acesso ao Desconto de Usuário Frequente (DUF), que oferece tarifas progressivamente menores com base na recorrência. Usuários de tags também serão beneficiados com valores reduzidos.
Impactos na economia
O investimento no Lote 3 deverá gerar 143 mil empregos, diretos e indiretos, fortalecendo a economia regional. Além disso, as obras prometem melhorar a logística de transporte, reduzindo custos para o setor produtivo e otimizando o fluxo de mercadorias no corredor que conecta o Norte do estado ao Porto de Paranaguá.
Histórico das concessões
O Lote 3 é parte de um programa de concessões rodoviárias inédito, que combina rodovias estaduais e federais em um mesmo pacote. Desde o término do Anel de Integração, em 2021, o governo do Paraná vem promovendo leilões para reestruturar a malha viária do estado.
Em 2023, os Lotes 1 e 2 foram leiloados, com investimentos previstos de R$ 7,9 bilhões e R$ 10,8 bilhões, respectivamente. O próximo leilão, do Lote 6, será realizado em 19 de dezembro, envolvendo 662 quilômetros e investimentos estimados em R$ 20 bilhões.
Presenças de destaque
O evento contou com a presença do governador Ratinho Junior, do vice-governador Darci Piana, de secretários estaduais, deputados, prefeitos e representantes do setor produtivo.
Conclusão
Com a vitória da CCR no Lote 3, o Paraná avança em direção a uma malha viária mais moderna e eficiente. O modelo de concessões adotado no estado tem sido elogiado pela transparência e pela capacidade de atrair grandes investimentos, garantindo segurança e desenvolvimento para os paranaenses.
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