Nesta quinta-feira (17), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), anunciou o vencedor da licitação para duplicação e restauração da rodovia PRC-466, no trecho entre Turvo e Palmeirinha, distrito de Guarapuava.
O Consórcio Dalba/CLC, composto pelas empresas Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. e Construtora Luiz Costa Ltda., foi declarado vencedor após apresentar proposta de R$ 293.750.000,00. A comissão de contratação do DER/PR habilitou a documentação apresentada pelo consórcio, dando seguimento ao processo.
Recursos e próximos passos
Conforme as normas da licitação, os outros participantes do certame têm três dias úteis para apresentar recursos contra a decisão. Após essa etapa, o consórcio vencedor terá o mesmo prazo para apresentar contrarrazões. A análise final caberá ao DER/PR, que tomará a decisão definitiva com base nos argumentos apresentados.
Apesar de ter sido inicialmente a terceira melhor oferta, o Consórcio Dalba/CLC foi declarado vencedor após os dois primeiros colocados serem desclassificados por não cumprirem os critérios exigidos no edital. Vale destacar que a mesma empresa já conduz as obras de duplicação entre Palmeirinha e Guarapuava.
Características do projeto
A obra prevê a duplicação e restauração em pavimento rígido, abrangendo 27,02 quilômetros de extensão. O projeto inclui duas faixas de rolamento de 3,6 metros de largura, com acostamentos externos de 2,5 metros, separados por um canteiro central. Nos trechos urbanos de Turvo e Palmeirinha, a separação será feita por barreiras de concreto New Jersey, além da construção de vias marginais de sentido único.
A pista existente será restaurada com a técnica whitetopping, que aproveita o pavimento asfáltico como base para a instalação de placas de concreto, garantindo maior durabilidade.
Infraestrutura adicional
Entre as melhorias previstas estão:
- Viadutos tipo diamante nos acessos de Turvo e Palmeirinha, facilitando a circulação local e o acesso à rodovia;
- Nova ponte sobre o Rio Turvo, paralela à estrutura atual;
- Retornos em U distribuídos a cada seis quilômetros;
- Abrigos para ônibus, calçadas e iluminação pública;
- Expansão do sistema de drenagem e nova sinalização horizontal e vertical.
Essas intervenções têm como objetivo modernizar e melhorar a segurança da rodovia, proporcionando mais fluidez ao trânsito na região e contribuindo para o desenvolvimento logístico do Paraná.
Fonte: AEN Paraná
Pr. Rilson Mota
Acompanhe as notícias em tempo real nas redes sociais do Amor Real Notícias e junte-se aos nossos grupos:
Amor Real Notícias — Informando com responsabilidade e compromisso com a verdade.