O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na madrugada desta sexta-feira (18), um alerta de tempestades para diversas áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Entre as áreas que podem ser atingidas estão as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e a macro metropolitana paulista.
Segundo a previsão do Inmet, as tempestades, que devem ocorrer entre hoje e sábado (19), poderão registrar chuvas de 30 a 60 mm/h e ventos intensos variando entre 60 a 100 km/h. Também há previsão de queda de granizo, com riscos de interrupções no fornecimento de energia, queda de árvores e alagamentos.
Orientações de Segurança
Diante da possibilidade de ventos fortes e raios, o Inmet orienta a população a adotar medidas de segurança, como evitar permanecer sob árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Além disso, é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia do imóvel para evitar acidentes.
Para casos de emergência, o instituto lembra que é possível acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Regiões em alerta
A seguir, as áreas que poderão ser impactadas pelas tempestades, segundo o aviso emitido pelo Inmet:
- Minas Gerais: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte
- São Paulo: Campinas, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Marília, Araçatuba, Itapetininga, Araraquara, Vale do Paraíba, Macro Metropolitana Paulista, Região Metropolitana do Rio de Janeiro
- Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: Centro-Sul Mato-grossense, Sudeste e Sudoeste Mato-grossense, Centro-Norte e Nordeste Mato-grossense, Pantanais Sul Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul
- Goiás: Sul e Centro Goiano, Noroeste Goiano
- Rio de Janeiro: Centro Fluminense, Sul Fluminense, Noroeste Fluminense
O alerta reforça a necessidade de que a população esteja atenta e preparada para lidar com os efeitos das tempestades, especialmente em áreas urbanas, onde alagamentos podem ocorrer com maior frequência.
Fonte: Agência Brasil
Pr. Rilson Mota
Para acompanhar essa e outras notícias em tempo real, siga o Amor Real Notícias nas redes sociais:
Amor Real Notícias — Informando com responsabilidade e compromisso com a verdade.