Guarapuava, 17 de outubro de 2024 – O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta terça-feira (15) o edital para a duplicação e restauração da PRC-466, no trecho entre Pitanga e Turvo, na região central do Paraná. O projeto envolve 45,5 quilômetros de novas pistas em concreto e a restauração do pavimento existente utilizando a técnica whitetopping, onde o asfalto atual é aproveitado como base para o concreto.
O orçamento da obra é confidencial, e a sessão de licitação está marcada para o dia 6 de dezembro no portal federal Compras.gov.
A Obra e Seus Impactos
Essa duplicação é uma das maiores iniciativas da atual gestão. “Com essa obra, reforçamos o compromisso em transformar essa região em um polo logístico central, com mais investimentos previstos para a ligação de Pitanga a Guarapuava e, futuramente, com conexões a Campo Mourão e Mauá da Serra”, destacou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
O projeto será executado no regime de contratação semi-integrada, onde a empresa ou consórcio vencedor desenvolverá o projeto executivo com base nos planos básicos fornecidos. Fernando Furiatti, diretor-presidente do DER/PR, explica que esse formato oferece mais agilidade e maior controle sobre o andamento da obra.
Infraestrutura Planejada
As novas pistas, além das restauradas, serão feitas em concreto de cimento Portland com 22 centímetros de espessura, garantindo durabilidade de até 30 anos. O trajeto terá canteiros centrais na maior parte do percurso e, no perímetro urbano de Pitanga, serão instaladas barreiras New Jersey para maior segurança.
Entre as melhorias previstas estão:
- Três viadutos do tipo Diamante, permitindo acesso nos dois sentidos da rodovia.
- Duas novas pontes paralelas às existentes, uma sobre o Rio Carazinho e outra sobre o Rio Bonito.
- Nove retornos em nível, passarela para pedestres e iluminação completa nos pontos estratégicos.
- Novo sistema de drenagem, sinalização moderna e abrigos para ônibus.
Prazo e Fases de Execução
A execução terá um prazo de 750 dias a partir da assinatura do contrato. Nos primeiros 30 dias, a empresa contratada deverá revisar os projetos para iniciar a terraplenagem e o sistema de drenagem já no segundo mês.
Obras em Andamento em Guarapuava
O DER/PR já está avançando na duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha. Paralelamente, está analisando propostas para a obra que ligará Palmeirinha a Turvo.
Com essas intervenções, todo o trecho entre Pitanga e Guarapuava será duplicado e restaurado em concreto, consolidando-se como o maior trecho contínuo de rodovia estadual com essas características no Paraná.
Pr. Rilson Mota
Amor Real Notícias – Informando com Verdade e Compromisso
Acompanhe mais notícias e atualizações em nossas redes sociais:
E-mail: redacao@amorrealnoticias.com.br
Amor Real Notícias – Informando com responsabilidade e compromisso com a verdade.
Fonte: AEN Paraná