Animais estavam em potes e sacos sem ventilação dentro de ônibus de viagem; homem foi preso, nesta quinta (28). Suspeito também foi autuado em R$ 16 mil.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 49 filhotes de serpente, quatro lagartos e 20 tartarugas que estavam sendo transportados dentro de uma mala no bagageiro de um ônibus de viagem na BR-277 em Guarapuava, na região central do Paraná, nesta quinta-feira (28).
O dono da mala, de 46 anos, foi preso. Ele também foi autuado em R$ 16 mil pela Polícia Militar Ambiental.
De acordo com o veterinário da Universidade Estadual no Centro Oeste, que recebeu os animais, foram 80 bichos apreendidos, sendo quem um já estava morto. São eles:
- Oito lianas verdes, que são serpentes peçonhentas;
- 19 tartarugas do charco vivas e uma morta;
- Quatro lagartos Rufensis;
- 45 pítons, sendo três jovens adultas e 42 filhotes;
- Quatro coral falsas.
Segundo a polícia, os animais foram introduzidos de forma irregular no Brasil. Eles foram comprados na Argentina, ponto de saída do ônibus, que tinha como destino final o Rio de Janeiro.
Animais estavam dentro de potes sem furos de ventilação e também dentro de sacos — Foto: Divulgação/PMPR
Durante a abordagem ao veículo argentino, os policiais encontraram os animais em uma das malas. Eles estavam dentro de potes sem furos de ventilação e também dentro de sacos.
A suspeita, conforme a PRF, é que as tartarugas seriam entregues em São Paulo, provavelmente para revenda, e que as serpentes seriam de estimação.
FOTOS
Foram encontrados 49 filhotes de serpentes em Guarapuava — Foto: Divulgação/PMPR
Um lagarto foi apreendido, segundo PRF — Foto: Divulgação/PMPR