Mundial de pilotos é liderado por Charles Leclerc, da Ferrari
O campeão de Fórmula 1 Max Verstappen conquistou a pole position no Grande Prêmio da Emilia Romagna em corrida sprint neste sábado (23), mas Charles Leclerc, da Ferrari, ainda ampliou sua vantagem geral para 40 pontos.
O piloto holandês já havia garantido a pole oficial na qualificatória da última sexta-feira (22) para a corrida, mas o resultado deste sábado tornou isso concreto, além de lhe render oito pontos.
Leclerc assumiu a liderança na largada e a manteve durante um período inicial de safety car, antes de Verstappen compensar sua largada ruim e passar o monegasco (cujos pneus estavam se deteriorando rapidamente) com um movimento tardio pelo lado de fora.
Carlos Sainz, da Ferrari, subiu para o segundo lugar na classificação do campeonato após saltar do 10º para o quarto lugar na corrida, atrás de Sergio Perez, da Red Bull, em Ímola.
Verstappen agora está 45 pontos atrás de Leclerc.
A primeira corrida da temporada atribuiu pontos aos oito primeiros colocados, em vez do pódio, como foi o caso do ano passado.
Lando Norris e Daniel Ricciardo, da McLaren, terminaram em quinto e sexto, com Valtteri Bottas em sétimo para a Alfa Romeo e Kevin Magnussen marcando o ponto restante para a Haas depois de largar em quarto lugar.
“Minha largada não foi muito boa e demorei um pouco para tentar colocar pressão”, disse Verstappen, que fez sua jogada a duas voltas do final.
A campeã Mercedes teve uma tarde difícil na Itália, com George Russell terminando em 11º e perdendo o segundo lugar na classificação, enquanto o heptacampeão mundial Lewis Hamilton ficou em 14º (um lugar abaixo de onde começou).
O companheiro de equipe de Magnussen na Haas, Mick Schumacher, garantiu largada em 10º lugar, com chance de conquistar seu primeiro ponto.
Fonte: Reuters