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Veja as diferenças entre a engorda da praia de Matinhos e Bal. Camboriú

Amor Real Notícias por Amor Real Notícias
22 de abril de 2022
em Paraná
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Veja as diferenças entre a engorda da praia de Matinhos e Bal. Camboriú
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A tão esperada engorda da praia de Matinhos, no litoral do Paraná, vai levar mais tempo do que a intervenção feita no ano passado em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Enquanto na praia catarinense a operação de dragagem, que consiste em extrair a areia do fundo do mar e trazer para a orla, para o alargamento, durou cerca de três meses (de agosto a outubro), aqui serão cerca de cinco meses (de julho a novembro), de acordo com previsão do Instituto Água e Terra (IAT), órgão do governo do Paraná, responsável pelo projeto.

A obra paranaense também é maior, e, portanto, mais cara.

Segundo o IAT, a engorda de Matinhos vai demorar mais porque “aqui a extensão é maior e a faixa de areia ficará mais larga”. Em Camboriú, um trecho de 5,8 quilômetros de faixa de areia foi alargado e, ao final, a praia ficou com 70 metros. Em Matinhos, a engorda atingirá uma extensão de 6,3 quilômetros e a faixa de areia ficará com 100 metros de largura.

Em Camboriú, foram transportados do fundo do mar até a orla 2,2 milhão de metros cúbicos de areia. Em Matinhos, serão quase 2,8 milhão de metros cúbicos.

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Há outra diferença importante, geográfica. “O litoral do Paraná tem algumas áreas com declives de areia, que precisam ser corrigidas para ficarem planas. Se ficarem os declives, o balanço do próprio mar acaba por espalhar a engorda que foi feita”, esclarece o IAT. Dessa forma, todo o trabalho de alargamento da faixa de areia poderia se comprometer em pouco tempo.

Mesma empresa que alargou praia de Camboriú

“Em linhas gerais, a metodologia usada em Camboriú e em Matinhos será a mesma”, explicou na semana passada, quando os trabalhos foram começados, o diretor técnico do Consórcio Sambaqui, Élvio Torres. A empresa que está fazendo esta operação, a Jan de Nul, é a mesma que fez em Santa Catarina e os equipamentos usados também são os mesmos.

A Jan de Nul, da Bélgica, é uma das sete empresas que integram o Consórcio Sambaqui, que venceu a licitação para executar a obra em Matinhos. Em Camboriú, a execução ficou a cargo do Consórcio DTA/Jan de Nul.

A operação de dragagem será feita por um navio vindo da Bélgica. A embarcação já chegou ao Rio de Janeiro e estará no litoral paranaense no final de junho, segundo a previsão do governo, para início da dragagem. Daqui até lá, o que está sendo feito é a montagem de um duto de aço de três quilômetros de extensão. É por esse duto que a areia do fundo do mar passará, após ser sugada, chegando até a orla, onde será espalhada e compactada, formando a faixa de areia alargada para uso dos banhistas.

Para a montagem do tubo de aço, iniciada dia 12, uma área de três quilômetros do balneário Flórida até Saint Etienne (canteiro de soldagem) foi interditada e não poderá ser acessada pelos banhistas até a conclusão da dragagem, prevista para novembro. A faixa de areia que será alargada vai do balneário Flórida até o Morro do Boi, na praia brava de Caiobá.

Em Balneário Camboriú, embora o processo de engorda tenha sido concluído no final de outubro, a praia foi liberada e entregue aos banhistas no começo de dezembro, após desmontagem dos equipamentos. No Paraná deve acontecer o mesmo e a previsão do governo é entregar a praia com a conclusão da engorda na próxima temporada de verão, provavelmente em dezembro deste ano.

Obras em Matinhos envolvem remodelação paisagística

A obra em Matinhos, no entanto, continua porque não se limita à engorda. Envolve um projeto urbanístico e paisagístico que inclui o replantio da vegetação de restinga, a construção de ciclovias e faixas para caminhadas e estrutura de lazer.

“Paralelamente, acontecem os trabalhos de micro e macrodrenagem que envolvem os bairros de Matinhos e que vão solucionar os problemas das enchentes, recorrentes no município”, observa o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Everton Souza. A finalização completa da obra está prevista para o final de 2024, quando vence o prazo de 32 meses para a execução (contado a partir do início dos trabalhos). Em Camboriú o processo de engorda custou R$ 66,8 milhões. Em Matinhos, apenas nessa operação serão investidos R$ 124,5 milhões.

O valor total do contrato paranaense alcança R$ 314,9 milhões (firmado entre o governo do Paraná e o Consórcio Sambaqui). Começou com R$ 381,7 milhões, mas o Consórcio ofereceu um desconto no processo de licitação. Esta será a primeira fase da obra, prevista para ser entregue em 32 meses, até o final de 2024. Nesta primeira etapa, a engorda vai do Morro do Boi (praia brava de Caiobá) até o balneário Flórida.

Numa etapa posterior, que ainda depende de licitação, outro 1,7 quilômetro será alargado, do balneário Flórida ao balneário Saint Etienne, com um investimento estimado em R$ 124,7 milhões.

Tag: Dragagem em Matinhos

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