Anúncio foi feito nesta quarta (13). Ações de prevenção estão sendo intensificadas na cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Cascavel, no oeste do Paraná, declarou epidemia de dengue no município nesta quarta-feira (13).
O anúncio foi feito durante uma reunião entre as divisões da saúde do município.
De acordo com o boletim semanal apresentado no encontro, a cidade tem até o momento mais 1,1 mil casos confirmados da doença no atual ano epidemiológico que teve início em agosto de 2021.
Conforme dados, outros 2,7 mil casos suspeitos aguardam resultado ou coleta de exames.
Ações de combate à dengue
A gerente da Vigilância em Saúde Ambiental do município, Clair Wagner, explica que diversas ações vêm sendo desenvolvidas na cidade, como combate nos bairros, o chamado “raio” e também “bloqueio”.
“Intensificamos o trabalho nas últimas semanas com várias ações nos locais mais afetados. Vamos continuar com as ações de rotina programada. Temos por exemplo o raio, que é identificar os locais que a pessoa, que testou positivo para a doença, passou. Trabalho, casa, entre outros. Depois de identificar estes locais, delimitamos um raio e intensificamos as ações no local. […] No chamado bloqueio, nós vamos até as residências das pessoas e locais de trabalho e aplicamos inseticida”, explica Wagner.
A gerente, no entanto, afirmou que não bastam as ações dos núcleos de saúde sem que a população também faça a parte dela no combate ao mosquito.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/02/13/cascavel_g1.jpg)
Levantamento em Cascavel apontou 4,2% de infestação — Foto: Prefeitura de Cascavel/ Divulgação
“A dengue é de fácil prevenção, mas pode matar se não forem feitos os cuidados necessários. Uma limpeza semanal no quintal, nas residências, seria o ideal para prevenção e combate do mosquito. Além de tirar a água dos locais, é importante não deixar lixo acumulado. […] É importante que a pessoa converse com amigos, família, vizinhos, para que o combate seja efetivo.
Denúncias relacionadas à dengue podem ser feitas pelo número 156, de forma anônima e também pelo Fale Conosco no site da prefeitura.
Para orientações sobre a doença, os cidadãos podem ligar no (45) 3902-1769.
A secretaria de saúde afirmou em reunião nesta quarta que o momento é de união de todos para conter o avanço do mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue e outras doenças. O foco no momento é evitar novos criadouros.
A preocupação maior é com a sobrecarga de atendimento, tanto na atenção primária, quanto na urgência. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que normalmente atendem, cada uma, em média 220 pacientes diários, viu dobrar o número nas últimas semanas, chegando a 450. Grande parte desses atendimentos são de pessoas com sintomas de dengue.






