A Ferrero começou a recolher voluntariamente o produto equivalente ao Kinder Ovo no Reino Unido. A medida ocorre depois de um surto de salmonela. Quase 60 consumidores já foram contaminados, pelo menos 40 deles eram crianças com até 5 anos de idade.
Apesar do recall, a fabricante de chocolates afirma que não encontrou salmonela em nenhum produto Kinder testado. “Levamos as questões de segurança alimentar extremamente a sério e pedimos sinceras desculpas por esta questão”, comunicou a empresa.
Para instruir os compradores, avisos sobre a ação estão sendo espalhados nos pontos de vendas, como os supermercados. “Estamos fazendo um recall voluntário de lotes selecionados de Kinder Surprise, como medida de precaução, uma vez que tomamos conhecimento de uma possível ligação em vários casos notificados de salmonela”, informa o cartaz.
A Food Standards Agency (FSA), similar do Reino Unido da Anvisa, recomendou que a população não consuma o chocolate. “Se você comprou o produto, não coma”, afirma o órgão.
De acordo com a BBC, a agência informou que as investigações “encontraram uma ligação entre casos relatados de envenenamento por salmonela em todo o Reino Unido e um produto específico produzido pela empresa Ferrero”.
“Sabemos que esses produtos em particular são populares entre crianças pequenas, especialmente com a aproximação da Páscoa, por isso pedimos aos pais e responsáveis pelas crianças que verifiquem se algum produto já em sua casa foi afetado por este recall”, disse Tina Potter, chefe de incidentes na FSA.
A salmonela causa diversos sintomas como diarreia, cólicas, náuseas e vômitos. O problema tende a ser resolvido em poucos dias, mas pode gerar casos mais graves.
Fonte: Revista Oeste