O Coritiba venceu o primeiro Athletiba em plena Arena da Baixada e largou na frente no confronto da semifinal do Campeonato Paranaense. Em noite de Alef Manga, que marcou duas vezes, o Coxa derrotou o Athletico por 2 a 1.
Com a vantagem conquistada fora de casa, o Alviverde precisa apenas de um empate para se classificar à decisão do estadual. Já o Rubro-Negro tem que ganhar por dois gols de diferença para se classificar no tempo normal ou por um para levar o confronto para os pênaltis.
O segundo Athletiba acontece no próximo domingo (27), às 16h, no Couto Pereira. O vencedor decide o Campeonato Paranaense contra quem passar de Maringá e Operário.
ALEF MANGA DECIDE O PRIMEIRO ATHLETIBA DA SEMIFINAL DO CAMPEONATO PARANAENSE
O clássico começou equilibrado, mas o Coritiba foi fatal logo no primeiro lance de perigo e abriu o placar aos dez minutos. Após rápida troca de passes, Alef Manga recebeu na ponta direita e chutou forte para o gol. O goleiro Santos falhou no lance e a bola parou no fundo das redes.
A vantagem coxa-branca durou apenas quatro minutos. Em uma rápida recuperação após sofrer o gol, o Athletico chegou ao empate com David Terans. O meia uruguaio aproveitou a sobra da dividida entre Pablo e Henrique e chutou forte por baixo das pernas de Alex Muralha.
O Coritiba quase voltou a frente logo na sequência, mas Santos se recuperou da falha no gol sofrido e fez uma grande defesa na cabeçada de Léo Gamalho.
Depois do início com muitas emoções, o Athletiba caiu de ritmo ao longo do primeiro tempo. Porém, na reta final, o Coxa contou com mais uma falha defensiva do rival e voltou a frente do marcador. Aos 43 minutos, Alex Muralha cobrou falta do campo de defesa e a bola foi desviada. Alef Manga ganhou no corpo de Thiago Heleno e chutou forte na saída de Santos para marcar o segundo dele.
O Athletico voltou para o segundo tempo com mais posse de bola, mas sem levar muito perigo para Alex Muralha. A situação mudou após a entrada de Rômulo no lugar de Jader. Aos 17, o goleiro coxa-branca teve que se esticar todo para salvar a cabeçada de Pablo. E no minuto seguinte, o artilheiro do estadual arriscou de fora da área e mandou perto do travessão.
O Coritiba até respondeu aos 22, em cabeçada para fora de Igor Paixão, mas a pressão rubro-negra foi intensa em busca do gol de empate. Aos 27 minutos, Pedro Henrique arriscou chute forte de longe e Alex Muralha defendeu no susto.
Para deixar o Athletico mais ofensivo, o atacante Daniel Cruz entrou no lugar de Daniel Bolt, mas as jogadas de ataque quase não aconteceram pelos lados de campo. Para piorar a noite rubro-negra, o técnico Alberto Valentim ainda foi expulso por reclamação.
Com dificuldades para chegar próximo do gol, os jogadores do Furacão arriscavam de fora da área. E foi desta forma que Thiago Heleno quase empatou a partida. Aos 42, o ‘General’ chutou com muita força de fora da área e a bola passou raspando a trave.
Já nos acréscimos, Thiago Heleno apareceu como centroavante e perdeu mais uma chance de igualar a partida. O camisa 4 recebeu grande passe de Pablo Siles, mas pegou mal e a bola foi pela linha de fundo.
FICHA TÉCNICA – ATHLETICO 1X2 CORITIBA
Data, horário e local: quarta-feira (23), às 20h, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR).
Athletico: Santos; Dani Bolt (Daniel Cruz), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Christian, Matheus Fernandes (Pablo Siles) e David Terans; Davi Araújo, Pablo e Jader (Rômulo). Técnico: Alberto Valentim.
Coritiba: Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Val (Willian Farias), Andrey e Thonny Anderson (Guilherme Biro); Alef Manga (Régis), Léo Gamalho (Clayton) e Igor Paixão. Técnico: Gustavo Morínigo.
Gols: Alef Manga (CFC), aos 10′ e 43′ do primeiro tempo, e David Terans (CAP), aos 14′ do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Davi Araújo, Matheus Fernandes e Pablo Siles (CAP); Alex Muralha, Warley e Clayton (CFC).
Cartão vermelho: Alberto Valentim (CAP).
Público: 22.764 pessoas.
Arbitragem: Lucas Paulo Torezin, auxiliado por Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn.