Nesta terça-feira (22) foi realizado o Encontro Regional de Gestores Esportivos “O Esporte que Queremos” na Faculdade Guarapuava. Representantes das regionais de Guarapuava, Ivaiporã e Ponta Grossa estiveram presentes no evento.
O encontro teve como objetivo fazer o lançamento da etapa 2022 do Programa o Esporte que Queremos, além das primeiras entregas do incentivo aos municípios que aderiram ao programa na etapa 2021. “Espero que esse alinhamento do esporte seja muito benéfico para as cidades. As secretarias de esportes possuem necessidades a serem atendidas em prol da população e com esse programa, haverá suporte e, assim, os municípios podem investir cada vez mais em um setor de extrema importância para a sociedade”, expõe o prefeito de Guarapuava, Celso Goes.
O Programa Esporte que Queremos é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte em parceria com o Instituto de Pesquisa e Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná. O superintendente do esporte, Hélio Wirbiski, também esteve presente. “É isso que estamos discutindo hoje, políticas públicas do esporte. Depois da análise do esporte em cada cidade, vamos trazer os kits e ajudar a desenvolver cada vez mais o esporte em todas as cidades do Paraná”, observou.
A partir da proposta de verticalização do sistema esportivo, sob as premissas e a legislação vigente do sistema esportivo federal, o programa oferta aos gestores municipais do esporte de Guarapuava os subsídios que vão contribuir para a formulação das políticas públicas municipais, além das ferramentas de gestão, que incluem o planejamento, a gestão e governança do esporte e a criação de conselhos, fundos de investimentos e legislações para o esporte.
“Esse alinhamento do esporte, de Guarapuava ter sido escolhida como local do encontro é muito importante, pois é o que o prefeito nos pede, que Guarapuava se torne protagonista das ações do esporte e assim podemos trazer mais verbas para os projetos da cidade”, explica o Secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira.
Para explicar o funcionamento do programa, a professora e pesquisadora da UFPR, Natasha Santos Lise, conversou com os gestores municipais. Além disso, uma apresentação sobre a importância da gestão esportiva foi realizada pelo gestor esportivo do Governo do Estado, Dilson Martins, que recapitulou as etapas e fases para a concepção de uma política pública de esporte.
ENTREGA KITS
Após o encontro, representantes de 17 municípios que já iniciaram o desenvolvimento de políticas esportivas, receberam kits esportivos, como bolas, raquetes, medalhas e troféus para desenvolvimento de atividades, contemplando todas as idades, de crianças a idosos.
Estiveram presentes, o deputado federal Rubens Bueno, além de vereadores, secretários municipais e representantes das cidades que integram as regionais.