A filiação consolidada a bancada de Ratinho como a maior na Alep
O Partido Social Democrático (PSD) no Paraná está preparando um grande evento de filiação na próxima sexta-feira (25). Pelo menos sete deputados estaduais devem deixar suas siglas e migrar para o grupo do governador Ratinho Junior.
No último dia 12 de março, a legenda já havia filiado as deputadas federais Leandre (ex-PV) e Luisa Canziani (ex-PTB) no evento do PSD Mulher. Agora também devem assinar a ficha de filiação os deputados estaduais Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa, e Paulo Litro, ambos do PSDB; Gugu Bueno, do PL; e Artagão Júnior, Jonas Guimarães, Luiz Cláudio Romanelli e Tiago Amaral, que compõem toda a bancada do PSB na Casa de Leis.
Além disso, o deputado federal Luiz Nishimori, do PL, passará a integrar a sigla de Ratinho na sexta.
Convite pessoal
Conforme apurou a Banda B, o governador Ratinho Junior teria convidado pessoalmente cada parlamentar, o que fez com que eles desistissem da ideia de ir para outros partidos, como o PP de Ricardo Barros. A janela partidária iniciou no dia 3 de março e segue até 1º de abril.
Os pessebistas estão deixando o partido por medo de uma federação do PSB com o Partido dos Trabalhadores, de Luiz Inácio Lula da Silva. Isso os impediria de apoiar Ratinho Junior em outubro, já que o candidato do PT é Roberto Requião, filiado na última sexta-feira (18).
Aliança PSD com PP
Ainda no último dia 12 de março, Ratinho Junior participou do evento de filiação do PP. Na ocasião, migraram para o Progressistas os deputados federais Christiane Yared (ex-PL), Evandro Roman (Ex-Patriota) e Pedro Lupion (ex-DEM), e os estaduais Guto Silva (ex-PSD) e Tião Medeiros (ex-PTB).
Na aliança, a reivindicação do PP seria o senado, por isso o ex-secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, participou da dança das cadeiras para facilitar a acomodação de aliados na chapa.
Com Guto Silva e Tião Medeiros, o PP se consolida como a segunda principal força política do Paraná com cincos deputados estaduais (Gilberto Ribeiro, Luiz Carlos Martins e Maria Victoria), atrás apenas do PSD de Ratinho, que tem doze nomes.
Fonte: Banda B