Márcio Barboza, conhecido como “Jipão”, sofreu lesões na cabeça e foi levado ao hospital em parada cardiorrespiratória em Indiana
São Paulo – Um peão de 41 anos morreu, na noite desse sábado (19/3), ao cair e ser pisoteado por um touro em uma das provas do Rodeio Show, em Indiana, interior de São Paulo. Márcio Barboza, conhecido como “Jipão”, era morador de Pirapozinho (SP).
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros à TV Fronteira, a vítima sofreu ferimentos na cabeça. A corporação socorreu o homem e o encaminhou à Santa Casa de Martinópolis em parada cardiorrespiratória.
Já o hospital informou que o homem recebeu os primeiros atendimentos na própria arena, mas chegou ao Pronto-socorro da unidade já sem vida.
Jipão foi pisoteado ao montar em um touro e morreu após ser levado ao hospitalDivulgação/EPShow Rodeo Bull
O peão Márcio Barboza, o Jipão, de 41 anos, morreu durante uma prova no Rodeio de Indiana, no interior de São PauloDivulgação/EPShow Rodeo Bull
Investigação
O caso deve ser investigado pela Polícia Civil, para apurar as circunstâncias do acidente, bem como detalhes sobre a realização do evento, que tinha organização da Prefeitura municipal. .
Conforme o boletim de ocorrência, de natureza morte suspeita registrado em Martinópolis, a vítima participava de prova de montaria, quando sofreu uma queda do animal e foi pisoteado por ele, o que lhe provocou diversas lesões. Foi requisitado exame junto ao Instituto Médico Legal (IML).
Rodeio
De acordo com a comissão do rodeio, o evento estava legalizado dentro das normas e com alvará. Os organizadores ainda afirmaram que todos os peões tinham seguro de vida, benefício do INSS recolhido e termo de responsabilidade assinado.
Ainda segundo a comissão, o local das provas contava com equipe médica, bombeiros civis, seguranças, entre outros profissionais de apoio. Eles disseram que na arena foram prestados os primeiros socorros à vítima.
Os organizadores disseram que o circuito do rodeio – peões e boiada – não era responsabilidade da Prefeitura, “mas de uma empresa contratada”.
Por meio das redes sociais, a responsável pelo circuito divulgou uma nota de pesar sobre o ocorrido, onde expressou “profundo pesar” pelo falecimento do competidor Márcio Barboza.
“Neste momento de dor, o Circuito EPShow Rodeo Bull se solidariza com seus familiares por meio dessa nota de pesar. Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte os corações dos familiares e amigos”, diz a nota.
Eventos do tipo estão previstos na Lei nº 13.364, de 29 de novembro de 2016. O texto inclui o laço, bem como as respectivas expressões artísticas e esportivas, como manifestação cultural nacional, eleva essas atividades à condição de bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro e dispõe sobre as modalidades esportivas equestres tradicionais e sobre a proteção ao bem-estar animal.
Fonte: TV Fronteira