Existem pouco mais de 6 milhões de imóveis rurais no Brasil, de acordo com os números do governo federal.
A contagem é feita por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os proprietários brasileiros tinham prazo até 31 de dezembro para incluírem seus imóveis. Esse registro é uma exigência do Código Florestal para os terrenos fora dos limites urbanos.
Ele inclui áreas de imóveis rurais, territórios de povos e comunidades tradicionais e assentamentos da reforma agrária. Esse registro público eletrônico é obrigatório. Sua finalidade é integrar as informações ambientais referentes à situação das áreas de preservação permanente (APP), das áreas de reserva legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de uso restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.-Publicidade-
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão ligado ao Ministério Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, produziu publicou um boletim com os dados consolidados do CAR até o fim do ano passado. Ele abrange quase 620 milhões de hectares.
“O CAR é o principal instrumento, hoje, de implementação do Código Florestal”, disse João Francisco Adrien, diretor de Regularização Ambiental do SFB. “É esse registro onde os produtores rurais, que fizeram sua adesão, vão ter todo o processo da sua regularização ambiental sintetizada nesse cadastro. É, certamente, a maior ferramenta que o Brasil tem hoje de gestão territorial e de acompanhamento da regularidade ambiental das propriedades rurais”.
Fonte: Revista Oeste