A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu uma nova variedade de arroz que consome menos água durante o cultivo. O BRS A705 ainda é mais resistente a pragas e pode não precisar de defensivos agrícolas, dependendo das condições da lavoura e do clima. Ele foi lançada ao mercado na sexta-feira 18.
Além disso, a nova variedade de arroz “apresenta alto potencial de produtividade”, com estimativa de “cerca de dez toneladas por hectare”.
“Em média, há uma redução em torno de 8% na demanda de água, tendo como referência uma cultivar de 130 dias de ciclo, da emergência à maturação”, disse, Élbio Cardoso, pesquisador da estatal. “Essa economia de água, com elevada produtividade, colabora para a redução de custos, pois, além de menos água utilizada haverá menor demanda de energia para a irrigação, o que ocasiona melhor exploração dos recursos hídricos e energéticos disponíveis”.
Devido à sua “resistência moderada às principais doenças que atingem o arroz”, essa planta “reduz o número de aplicações de fungicidas”, informa a empresa em nota.
“Dependendo das condições climáticas e de manejo, a BRS A705 não necessita de aplicação de fungicidas, enquanto que as cultivares suscetíveis recebem de duas a três aplicações no Rio Grande do Sul”, afirma Ariano de Magalhães Júnior, cientista da pelo melhoramento genético da nova variedade de arroz da Embrapa.
Fonte: Embrapa