O bolsonarista Cláudio Duarte, do Rio, é o líder religioso mais influente no campo da política na rede, onde tem 6,7 milhões de seguidores
São Paulo – Pré-candidato ao Governo de São Paulo, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, visitou uma reunião de pastores evangélicos na última quarta-feira (9/2), em compromisso omitido da agenda oficial. Entre os 3 mil presentes, o ministro fez questão de guardar elogios para só um deles: Cláudio Duarte, considerado atualmente o líder religioso mais influente a falar de política nas redes sociais.
Duarte ficou famoso por piadas sobre relacionamentosReprodução/Instagram
O pastor Cláudio Duarte com o ministro Tarcísio FreitasReprodução/Instagram
“Minha esposa é sua fã”, disse Freitas a Duarte, que é presidente do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos do estado do Rio de Janeiro. “Já vi vídeos seus, mas pessoalmente é melhor”, acrescentou.
Com 6,7 milhões de seguidores no Instagram e 2,2 milhões de inscritos em seu canal do YouTube, Cláudio Soares Duarte, 53 anos, tinha sido chamado para ministrar um culto no encontro estadual de pastores paulistas na sede da Igreja Bíblica da Paz, na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo.PUBLICIDADE
Ele tem hoje mais seguidores no Instagram do que outras lideranças religiosas que professam o cristianismo e falam de política, como o pastor Silas Malafaia (3,3 milhões de seguidores). Também está à frente de celebridades como o padre Marcelo Rossi (6,3 milhões).
A conta de Duarte foi criada em agosto de 2013 e saltou de 300 mil seguidores em março de 2016 para 3,4 milhões em fevereiro de 2020. Com a pandemia, ele praticamente dobrou de tamanho na rede social.
De acordo com levantamento exclusivo feito para o Metrópoles pela Influency.me, empresa de tecnologia e serviços para ativação de influenciadores, se consideradas lideranças religiosas cristãs, Duarte só possui menos seguidores no Instagram do que o padre Fábio de Melo (25,3 milhões de seguidores) e o pastor Deive Leonardo (10,6 milhões).
Mas ao contrário dessas duas, ele transita com habilidade não só entre igrejas, mas também pelos palanques políticos. É próximo ao senador Flávio Bolsonaro (PL), filho “Zero Um” do presidente Jair Bolsonaro, e do atual prefeito de Duque De Caxias, Washington Reis (MDB).
“Ele é o cara que mais define o voto evangélico hoje no Grande Rio, e bem mais do que as igrejas”, afirmou ao Metrópoles o ex-prefeito de Duque de Caxias e ex-deputado federal Alexandre Cardoso, que derrotou um candidato apoiado por Duarte.
Uma análise realizada pela Influency.me mostra que Duarte faz sucesso principalmente entre pessoas de 25 a 34 anos, que são 71% da sua audiência no Instagram. Desse público, 75% são mulheres. Seus vídeos são vistos em média 280 mil vezes na rede social.
Sua fama se espalhou com esquetes sobre relacionamentos e casais. Casado e pai de dois filhos, ele costuma falar em tom bem-humorado de dificuldades familiares em apresentações. Os ingressos são vendidos por produtores de eventos.
“Casamento não tem rota de fuga. Casamento não tem saída de emergência”, diz o pastor no começo de uma preleção sobre as dificuldades de relacionamentos, em vídeo com quase 1 milhão de visualizações no YouTube.
O amigo Malafaia afirma que Duarte transcendeu o sucesso no Projeto Recomeçar, sua igreja em Xerém, Duque de Caxias, Baixada Fluminense, para a fama nacional há cerca de 10 anos.
“O Cláudio era um anônimo, mas um cara fantástico, com um jeito diferenciado para falar de família. Um amigo em comum me apresentou ele. Trouxe-o para falar na minha igreja. Depois o levei para um evento com 6 mil líderes evangélicos há uns 10 anos, em Águas de Lindóia (SP)”, relembrou Malafaia ao Metrópoles.
“Dali para a frente, ele explodiu, porque quem é bom precisa só de uma oportunidade”, acrescentou.
Fonte: Metrópoles