A primeira escola de restauração de carros antigos da América Latina oferece 15 tipos de especializações voltadas ao ramo do antigomobilismo
Fazer uma especialização em uma área pela qual é apaixonado faz parte da lista de desejos de muitas pessoas. Uma escola de restauração de carros antigos localizada na Zona Sul de São Paulo possibilita esta realização para os amantes do antigomobilismo. Em entrevista à Banda B Classic Cars, o presidente deste centro de formação profissional explicou como a ideia saiu do papel e revelou que já formou mais de 1,5 mil capacitados.
Presidente do Clube do Carro Antigo e diretor da Escola de Restauração de Veículos Antigos, Ricardo Luna, de 60 anos, afirmou que a intenção de criar um curso de restauro de carros clássicos nasceu em 2008, a partir de um classificados de automóveis antigos.
“Na época, eu não tinha muito conhecimento sobre a área, mas gostava muito de carros. Tínhamos, em 2007, uma agência de design e, um ano depois, abrimos esse site de classificados. Durante esse processo, reparamos que havia um número grande de pessoas interessadas em carros antigos”, iniciou.
Apesar de ter dado os primeiros passos em 2008, a proposta se concretizou apenas em 2012, após uma sucessão de planejamentos e parcerias firmadas com outras empresas. Uma das intenções de Ricardo, afirma, era desenvolver um projeto com apelo social.
“Eu sempre tive a ideia de criar algum projeto com apelo social, e quando conheci esse mercado – que não tinha mão de obra na época – acabamos bolando esse projeto de formação de mão de obra voltado aos carros antigos.”
Depois do apoio de uma grande empresa do mercado, o curso foi criado. Luna descreveu à Banda B Classic Cars que os primeiros módulos do curso foram criados em 2013. Em seguida, alunos e bolsistas foram se matriculando no curso, e ali se tornara realidade o sonho de Ricardo.
A escola já teve três unidades distribuídas pela cidade de São Paulo. No entanto, a administração decidiu fechá-las, e a pandemia contribuiu para tal sentença.
“Antes da pandemia fechamos uma unidade e começamos a entender que oferecer o curso em pontos fixos não era favorável. Algumas pessoas precisavam se deslocar por grandes distâncias para fazerem as aulas”, explicou o diretor.
Em seguida, a escola de restauração de carros antigos começou a firmar parceria com oficinas mecânicas a fim de oferecer mais comodidade e contato profissional aos alunos. Atualmente, há dez oficinas parceiras da escola.
“Estamos atuando em oficinas dos próprios alunos formados na escola também. Nestes anos, formamos 1.500 alunos e fizemos em torno de 400 atendimentos a jovens de baixa renda”, destacou.
A pandemia, segundo ele, alterou também a forma como as aulas teóricas e práticas eram oferecidas pelos 15 professores envolvidos no curso que já teve mais de 135 turmas.
“Durante a pandemia, passamos a oferecer os cursos de forma online. Adaptamos o curso e a parte prática foi paralisada. Quando tudo começou a voltar a normalidade, começamos a mesclar o presencial com o online”, prosseguiu.
A primeira escola de restauração de carros antigos da América Latina oferece, hoje, ao menos 15 tipos de especializações voltadas ao ramo do antigomobilismo (veja abaixo). Se há algum requisito para se matricular? Apenas ter uma paixão insaciável por carros antigos.
“Quem nos procuram são aqueles que realmente gostam de carros antigos. Ninguém entra no curso para aprender sobre carros antigos se não gosta.”
Ricardo Luna afirma que é imprescindível ter contato também com o conhecimento teórico sobre carros antigos antes de por a mão na massa. Alguns cursos duram, em média, cinco meses.
Os carros utilizados durante as aulas práticas muitas vezes são dos próprios alunos, segundo o diretor.
Sobre a inserção dos profissionais formados pela escola no mercado de trabalho, Luna diz que o índice é bom, embora muitos alunos procuram o curso apenas para se especializar na área que já atua e aprimorar conhecimentos.
Módulos no curso de restauração de carros antigos
- Curso de restauração One
- Soldagem
- Gestão de oficinas
- Como comprar um carro antigo
- Restauração de carburadores
- Evolução do automóvel
- Desenhando clássicos
- Restauração de motores
- Restauração de transmissão
- Restauração de elétrica 2
- Restauração de pintura
- Restauração de funilaria 1
- Restauração de funilaria 2
- Restauração de veículos antigos/tapeçaria
- Restauração de veículos antigos/marcenaria
Serviço:
Escola de restauração de carros antigos
PUBLICIDADEhttps://68ce9f77fa19eeaf5066bc461c95e145.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Facebook: /ClubedoCarroAntigodoBrasil
Instagram: clubedocarroantigodobrasil/
Endereço: Av. Leonardo da Vinci, 2353 – Vila Guarani (Zona Sul), São Paulo
Contato: (11) 99992-0530
Fonte: Banda B