O Programa de Inseminação Artificial em gado leiteiro “PIA”, tem por objetivo incentivar a melhoria da qualidade genética do rebanho leiteiro do Município de Pitanga. Visando a melhoria da qualidade do leite, aumentando a produtividade e a renda do produtor familiar. O Programa atenderá o produtor rural que:
– Esteja inscrito no CAD/PRO-PR e que possua renda mensal proveniente da atividade rural, comprovada por Nota do Produtor ou apresentação da Declaração de Aptidão ao PRONAF-DAP;
– Tenha produção até 350 (trezentos e cinquenta) litros de leite/dia de media anual e que tenham até quatro (4) módulos fiscais de área, ou seja, 80 (oitenta) hectares;
– Seja produtor de leite e já possua atividade em andamento, cooperado ou não de cooperativas, de associações e atividades afins no âmbito do município.
– O produtor tem direito ao recebimento de Nitrogênio líquido mensal sem custo para abastecimento dos botijões;
Os produtores interessados em fazer parte do PIA devem procurar a Secretaria de Agricultura e Pecuária, com os seguintes documentos para realização de cadastramento: Cópia de RG e CPF, cópia de CAD/Pro, cópia de DAP ou carta de aptidão, exame de Brucelose e Tuberculose com data de 6 meses, cópia de nota de venda de leite dos últimos 6 meses, atestado de sanidade emitido pela ADAPAR.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pitanga