Único do continente a perder título nos últimos 14 anos, time inglês tem desfalque do técnico em semifinal contra sauditas. Quem passar encara o Palmeiras na decisão de sábado
Havertz, Thiago Silva e Mason Mount em treino do Chelsea na véspera de semifinal com o Al Hilal — Foto: Matthew Childs/Reuters
Único europeu a perder um Mundial de Clubes nos últimos 14 anos, o Chelsea inicia, nesta quarta-feira, a sua segunda tentativa de conquistar esse título inédito em sua história. O atual campeão da Liga dos Campeões enfrenta o Al Hilal, no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, para decidir quem enfrenta o Palmeiras na decisão de sábado.
Al Hilal x Chelsea é às 13h30 (de Brasília).
Em sua única experiência anterior no Mundial, o Chelsea perdeu a final de 2012 para o Corinthians, por 1 a 0. De todos os europeus que disputaram o torneio no atual formato sob organização da Fifa, o time londrino é o único que não a conquistou. Liverpool e Barcelona também perderam em suas primeiras participações, mas levariam a taça posteriormente.
Mas o atual Chelsea tem apenas um remanescente daquela derrota para o Corinthians: o zagueiro e lateral Azpilicueta. E tentou valorizar a segunda oportunidade de conquistar a única taça que o clube não tem.
– Estou muito motivado. Em 2012, doeu muito, e é a única competição que o clube não conquistou. Vencer pela primeira vez pelo clube é enorme, temos que fazer disso tudo para nós – declarou o capitão dos Blues, em entrevista coletiva.
Mas o Chelsea tem mais problemas além da lembrança ruim de 2012. Afinal, está sem seu técnico. Thomas Tuchel testou positivo para Covid-19 no último fim de semana e não comanda a equipe contra o Al Hilal. O húngaro Zsolt Low, auxiliar do alemão, reitera que está em constante contato com o treinador.
– Sim, estamos conversando constantemente com Thomas (Tuchel). Tivemos várias reuniões juntos. Usamos chamadas de vídeo o tempo todo durante o dia. Nós gravamos o treino, enviamos para ele, pensamos nas reuniões e sobre os oponentes. Discutimos nossas ideias ao longo do dia, temos boas conversas. Tentamos fazer como se ele estivesse conosco – afirmou Zsolt.
O goleiro Mendy chegou aos Emirados Árabes apenas na noite de terça-feira após participar da festa de Senegal pela conquista da Copa Africana de Nações e é dúvida. Mason Mount sofreu uma pancada no último jogo do Chelsea e também tem presença incerta. O lateral Reece James viajou por último para Abu Dhabi, mas ainda se recupera de lesão na panturrilha e deve seguir fora.
O Al Hilal faz a sua segunda semifinal de Mundial e tenta chegar à decisão pela primeira vez. E com outro feito inédito: uma eliminação de europeu nessa fase. O técnico português Leonardo Jardim não tem desfalques no time e deve repetir a escalação que goleou o Al Jazira por 6 a 1.
O treinador campeão francês pelo Monaco em 2016/17 prometeu manter o estilo agressivo do Al Hilal e não deixou de também fazer uma crítica ao privilégio da classificação direta à semifinal para europeus e sul-americanos.
Prováveis escalações:
- AL HILAL: Al Maiouf; Abdul Hamid, Hyun-Soo, Ali Bulaihi, Al Shahrani; Kanno, Cuellar; Marega, Matheus Pereira, Al Dawsari; Ighalo
- CHELSEA: Kepa; Azpilicueta, Thiago Silva, Rudiger, Alonso; Kovacic, Kante, Jorginho; Werner, Lukaku, Ziyec
Fonte: Reuters






