Fortes rajadas de vento causaram o destelhamento de casas e galpões industriais. Não houve casos de pessoas desabrigadas ou feridas.
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na manhã desta quinta-feira (6) que os estragos causados por fortes rajadas de vento em Timbó, no Vale do Itajaí, na tarde de quarta-feira (5) foram causados por um tornado. O vento estimado na região passou dos 130km/h.
A tempestade causou destelhamentos de casas e galpões industriais. Ninguém ficou desabrigado ou ferido.
Homens trabalhavam nesta quinta-feira (6) para consertar galpão industrial destelhado em Timbó (SC) — Foto: Patrick Rodrigues/ NSC
Timbó na tarde de quarta-feira (5) — Foto: Defesa Civil/ Reprodução
De acordo com a nota técnica elaborada pela Diretoria de Gestão de Risco, entre a tarde e noite de quarta-feira (5), a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, aliadas ao calor sazonal e a disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades.
“Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí”, consta no documento.
Telhas de galpão vão parar no meio da rua após vento forte em Timbó.
“Com base nos registros dos danos enviados para a Defesa Civil de SC, pelas coordenadorias regionais, das imagens de radar e satélite analisadas do dia 5 de janeiro de 2022 e das estações meteorológicas é possível afirmar a ocorrência de tempestades no estado de Santa Catarina e a ocorrência de um tornado no município de Timbó”, informa o órgão no informativo divulgado.
O temporal também causou estragos em outras duas cidades. Houve registro de deslizamentos, pontos de alagamentos e quedas de árvores.
De acordo com a Defesa Civil, as imagens do radar meteorológico de Lontras, na mesma região, mostraram núcleos de temporais e células tornádicas às 16h57 nas proximidades de Timbó. “Nesta região, observa-se uma supercélula sobre o município, com características de tempestade severa”.
“O bairro mais atingido foi o Industrial, onde tivemos muitos destelhamentos em galpões, telhas foram arremessadas a quase 200 metros de distância”, disse o coordenador da Defesa Civil do município, Fabio Melere.
Morador filma estragos após a passagem de tornado por Timbó.
Também houve um desmoronamento de terra, causado pela chuva, que acabou comprometendo o serviço de abastecimento de água em alguns bairros, de acordo com a prefeitura.
Antes da confirmação por parte do órgão estadual, a Defesa Civil municipal tratava o caso como um microexplosão, concentração de fortes rajadas de ventos em uma pequena localidade. No entanto, por conta dos estragos e análises meteorológicas, ocorreu a identificação do fenômeno natural.
FOTOS:
Telhas de zinco atingiram casa em Timbó (SC) — Foto: Patrick Rodrigues/ NSC
Estragos causados pelos forte ventos em Timbó — Foto: Defesa Civil/ Reprodução
Passagem de tornado foi confirmada pela Defesa Civil de Santa Catarina — Foto: Defesa Civil/ Reprodução
Timbó na manhã desta quinta-feira (6) — Foto: Patrick Rodrigues/ NSC
Timbó (SC) — Foto: Defesa Civil/ Reprodução
Galpão destruído em Timbó — Foto: Patrick Rodrigues/ NSChttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Tornado também causou o destelhamento de casas — Foto: Defesa Civil/ Reprodução
Defesa Civil de Taió registrou queda de árvores — Foto: Prefeitura de Taió/ Reproduçãohttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Ponto de alagamento em Timbó — Foto: Raquel Piske/Ascom PMT
Destelhamento registrado pela Defesa Civil em Timbó — Foto: Defesa Civil/ Reprodução
Por Carolina Fernandes, g1 SC