PRF participa da Cerimônia de abertura da 23ª Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas e apresenta resultados
Na manhã desta terça-feira (22) a Polícia Rodoviária Federal (PRF), representada pelo Diretor-Geral Substituto, Jean Coelho, participou de evento que marca o início da Semana Nacional de Política sobre Drogas. O ato aconteceu no Ministério da Justiça e, na ocasião, foram apresentados resultados de operações de diversos órgãos que trabalham no combate a esse tipo de crime. A ação faz parte da 23ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, que começou nesta segunda-feira (21) e segue até o próximo sábado (26), com diversas atividades em alusão à data.
Além de reforçar a missão da PRF de promover a prosperidade da nação, garantindo a segurança pública e a mobilidade no Brasil, Jean destacou o conceito operacional da instituição, que envolve capacitação, inteligência, tecnologia e integração para o sucesso dos resultados obtidos. “Em um ano a PRF fiscalizou quase 9 milhões de pessoas e mais de 10 milhões de veículos. Foram cerca de 633 toneladas de maconha apreendidas, 31 toneladas de cocaína, 153 mil unidades de anfetaminas e mais de 33 mil unidades de extase”. O Diretor-Geral Substituto afirmou ainda que 3.502 veículos apreendidos geraram um valor de 150 milhões de reais que puderam voltar aos cofres da União.
A Secretaria de Operações Integradas, a Polícia Federal e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas também apresentaram o balanço das ações de combate ao tráfico de drogas e de descapitalização de criminosos desenvolvidas nos últimos 12 meses. “Eu tenho orgulho de ter feito parte dessa política de combate às drogas voltada para a descapitalização desde o início. Os números falam por si só e mostram a efetividade desse trabalho. Nós continuamos firmes no combate ao tráfico, fazendo a integração do trabalho das polícias estaduais e municipais e usando o dinheiro do crime organizado contra eles mesmos”, finalizou o Ministro da Justiça, Anderson Torres.
Participaram também da cerimônia o Secretário de Operações Integradas, Alfredo Carrijo, o Diretor-Geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino, o Secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora e o Secretário do Patrimônio da União, Mauro Benedito de Santana Filho.
É Lei
A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas foi instituída pela Lei 13.840, de 05 de junho de 2019. De acordo com o art. 19-A da Lei 11.343/06, o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), promoverá ações voltadas à redução da oferta de drogas no país.
A semana foi escolhida por fazer alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas e Entorpecentes, celebrado em 26 de junho.