O órgão de defesa da concorrência da Alemanha, o Bundeskartellamt, afirmou nesta sexta-feira, 4, que abriu uma investigação sobre o Google News Showcase, uma plataforma que disponibiliza notícias no site de notícias (Google News) e em outras propriedades do gigante da tecnologia. Por esse conteúdo, o Google paga uma taxa de licenciamento.
Segundo o órgão, cooperar com o Google pode ser atraente para editores de conteúdo e outros fornecedores de notícias e oferecer aos consumidores melhores serviços de informação, “entretanto, é preciso assegurar que isso não leve à discriminação entre editores individuais”, diz Andreas Mundt, presidente do órgão. “Nem a forte posição do Google no acesso aos usuários finais pode levar à exclusão de ofertas rivais de editores ou outros fornecedores de notícias. Deve haver um equilíbrio adequado entre os direitos e obrigações dos provedores de conteúdo que participam do programa do Google”, afirma.
Em resposta, por meio de comunicado, o Google afirmou que o Showcase, que foi lançado em outubro de 2020 no país, “é uma das muitas maneiras pelas quais a empresa apoia o jornalismo, construindo produtos e reunindo fundos com os quais todos os editores podem se beneficiar. O Showcase é um programa internacional de licenciamento para notícias — a seleção dos parceiros é baseada em critérios objetivos e não discriminatórios e o conteúdo não recebe preferência no ranking de nossos resultados de buscas”, diz o porta-voz Kay Oberbeck. Ele afirma que a empresa vai colaborar com a investigação.