Max Verstappen, da Red Bull Racing, estendeu sua liderança no campeonato de F1 sobre o arquirrival Lewis Hamilton com uma vitória emocionante no Grande Prêmio da França, que viu os holandeses abrirem mão da liderança no meio da corrida e mudarem para uma estratégia potencialmente arriscada de duas paradas. Mas depois de apagar a 16 segundos de diferença para Hamilton o holandês fechado e ligado passado o piloto da Mercedes na penúltima volta da corrida para segurar o resultado e levar sua 13 ª vitória da carreira.
Quando as luzes se apagaram no início da corrida, Verstappen deu uma boa escapada para liderar Hamilton enquanto o campo se dirigia para a primeira curva. Mas na Curva 2 o holandês cometeu um erro e foi para o lado. O erro permitiu a Hamilton roubar a liderança, com Verstappen a recuperar na frente de Bottas e Pérez.
Nas primeiras voltas, Hamilton tentou criar uma lacuna e na volta nove ele estava quase dois à frente de Max, embora ele já estivesse reclamando que seus pneus dianteiros estavam começando a sofrer. Bottas, por sua vez, estava apenas um segundo atrás do holandês. Pérez estava achando difícil permanecer entre os três primeiros, no entanto, e na volta 10 ele estava a 4,4s da traseira do Mercedes de Botttas.
Bottas foi o primeiro dos pioneiros a ir para as boxes no final da volta 17, enfrentando pneus Hard. A Red Bull Racing fez sua jogada na volta seguinte e Verstappen foi para os boxes em uma parada de 2,3s.
Hamilton foi então instruído a empurrar em seu colo um pouco para anular a tentativa de corte inferior de Max. Seu pit stop foi limpo e ele pegou pneus duros em uma parada de 2.2 quando Pérez, que ainda não tinha feito o pit stop, passou rápido para assumir a liderança da corrida.
Hamilton deveria ter voltado para a P2, mas a volta de Verstappen foi superlativa e, quando o britânico saiu do pit lane, Verstappen parou ao lado da Mercedes e passou pela Curva 1. Enquanto isso Pérez, demorou em sua primeira passagem e permaneceu na pista até o final da volta 24. E depois de enfrentar os pneus duros, ele caiu para a quarta posição, 16 segundos atrás de Bottas.
O ritmo na frente agora aumentou espetacularmente enquanto Hamilton tentava pressionar o líder da corrida, Verstappen. O holandês resistiu bem, mas tanto os pilotos quanto os Bottas logo estavam no rádio dizendo que seus pneus não aguentariam o ritmo.
A Red Bull Racing optou então por mudar Verstappen para uma corrida de duas paradas e na volta 32 o holandês foi às boxes para um novo conjunto de pneus médios. Ele emergiu em P4 atrás de Pérez, mas rapidamente começou perto dos que estavam à frente e logo passou por seu companheiro de equipe e caçou Bottas
Na volta 44 ele estava dentro do alcance DRS do finlandês e quando eles entraram na chicane na reta de Mistral, Bottas foi ligeiramente para fora. O erro permitiu que Verstappen atacasse e ele passou correndo pelo Finlandês a toda velocidade enquanto eles passavam por Signes.
Algumas voltas depois, Pérez também se aproximou do lutador finlandês e armado com pneus mais frescos, o mexicano conseguiu uma melhor saída da chicane e auxiliado pelo DRS, ele passou pelo piloto da Mercedes para reivindicar o terceiro lugar.
Então foi a vez de Verstappen. Ele fechou forte e com duas voltas restantes ele ficou dentro do alcance DRS de Hamilton. E na volta 52 ele também escolheu a chicane para fazer seu movimento. Verstappen conseguiu a saída perfeita e com a ajuda do DRS ultrapassou o piloto da Mercedes para reclamar a liderança da corrida e, um pouco mais de uma volta depois, uma vitória impressionante. Graças ao seu ritmo com pneus médios na sua passagem final, Verstappen também foi capaz de somar o ponto em oferta para a volta mais rápida graças ao seu tempo de 1: 36.4040 definido logo após ter assumido o novo conjunto.
Atrás dos três primeiros colocados, Bottas ficou com o quarto lugar, à frente do forte Lando Norris, que somou 10 pontos para P5 após largar de P8. Daniel Ricciardo, companheiro de equipe de Norris na McLaren, foi o sexto, à frente de Pierre Gasly da AlphaTauri, enquanto Fernando Alonso da Alpine terminou em P8. Os pontos finais oferecidos foram conquistados por Sebastian Vettel e Lance Stroll, da Aston Martin, que terminaram em nono e décimo, respectivamente.
A vitória de Verstappen e a volta mais rápida significam que ele está agora com 131 pontos, 12 à frente de Hamilton, enquanto no Campeonato de Construtores a Red Bull Racing agora tem 215 pontos, 37 à frente da Mercedes.
2021 FIA Fórmula 1 Grande Prêmio da França – Corrida
1 Max Verstappen Red Bull / Honda 53 1: 27’25,770
2 Lewis Hamilton Mercedes 53 1: 27’28,674 2,904
3 Pérez Pérez Red Bull / Honda 53 1: 27’34,581 8,811
4 Valtteri Bottas Mercedes 53 1: 27’40,388 14,618
5 Lando Norris McLaren / Mercedes 53 1: 28’29,802 1’04,032
6 Daniel Ricciardo McLaren / Mercedes 53 1: 28’41,627 1’15,857
7 Pierre Gasly AlphaTauri / Honda 53 1: 28’42,366 1’16,596
8 Fernando Alonso Alpine / Renault 53 1: 28’43,465 1’17,695
9 Sebastian Vettel Aston Martin / Mercedes 53 1: 28’45,436 1’19,666
10 Lance Stroll Aston Martin / Mercedes 53 1: 28’57,716 1’31,946
11 Carlos Sainz Ferrari 53 1: 29’05,107 1’39,337
12 George Russell Williams / Mercedes 52 1: 27’33,819 1 volta / 8,049
13 Yuki Tsunoda AlphaTauri / Honda 52 1: 27’38,141 1 volta / 12,371
14 Esteban Ocon Alpine / Renault 52 1: 27’38,887 1 volta / 13,117
15 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo / Ferrari 52 1: 27’43,366 1 volta /17,596
16 Charles Leclerc Ferrari 52 1: 27’46,644 1 volta / 20,874
17 Kimi Räikkönen Alfa Romeo / Ferrari 52 1: 27’48,454 1 volta / 22,684
18 Nicholas Latifi Williams / Mercedes 52 1: 27’49,221 1 volta /23,451
19 Mick Schumacher Haas / Ferrari 52 1: 28’19,907 1 volta / 54,137
20 Nikita Mazepin Haas / Ferrari 52 1: 28’34,002 1 volta / 1,1’08,232