País lidera em tentativas de ataque na América Latina, seguido por México, Peru e Colômbia com 1 bilhão de tentativas cada
A empresa de segurança Fortinet revelou nesta sexta (18) que o Brasil sofreu mais de 3,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no primeiro trimestre de 2021. O país lidera o ranking da América Latina, com quase metade dos 7 bilhões de tentativas no período. México, Peru e Colômbia aparecem empatados em segundo lugar com 1 bilhão cada.
Os dados foram coletados pelo FortiGuard Labs, laboratório de inteligência de ameaças da empresa, que coleta e analisa incidentes de segurança cibernética em todo o mundo. Nos meses de janeiro, fevereiro e março houve um aumento na distribuição de malware baseado na web, ataque em que o dispositivo de um usuário se torna infectado ao baixar ou instalar malware de um site ou anúncio malicioso. Houve ainda aumento na utilização das redes sociais para esse crime.
“Esse tipo de campanha de phishing na web possui um método de propagação automática que utiliza os contatos dos aplicativos de mensagens ou das redes sociais da vítima, como WhatsApp, Facebook ou Instagram. Se as pessoas que receberem as mensagens clicarem em um desses anúncios, elas serão redirecionadas para a página de destino do kit de exploração”, explica Alexandre Bonatti, diretor de engenharia da Fortinet Brasil.