O Inter garantiu uma vaga na Libertadores sub-20 do próximo ano após vencer a Supercopa do Brasil. No Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, os guris do Colorado venceram o Coritiba por 1 a 0. Com o título, a equipe sub-20 conseguiu o que o time principal não alcançou na temporada, uma vaga para a maior competição de clubes do continente.
Assim como no futebol profissional, a Supercopa do Brasil sub-20 foi decidida pelo campeão brasileiro, o Internacional, e o vencedor da Copa do Brasil, o Coritiba. O título só foi decidido aos 42 minutos do segundo tempo, quando Lucca aproveitou rebote do goleiro do Coxa e empurrou para as redes.
Foi a terceira taça que os guris do sub-20 conquistaram na temporada, além do Gauchão e do Brasileirão. No ano, os Colorados fizeram 50 jogos, venceram 30, empataram, 13 e perderam apenas 7, um incrível aproveitamento de 68,6% de aproveitamento.
Inter na Libertadores sub-20 em 2022
A Libertadores sub-20 será disputada de 5 a 20 de fevereiro, no Equador – será a primeira vez do país como sede do torneio. 12 clubes serão divididos em quatro grupos de três times. Os primeiros colocados e a segunda melhor equipe avançam para a próxima fase. É daí que saem os finalistas e quem perder disputará o terceiro lugar.
Além do Internacional, 11 times se classificaram:
- Newell’s Old Boys – Argentina
- Blooming – Bolívia
- Universidad de Concepción – Chile
- Millonarios – Colômbia
- Independiente del Valle, Liga de Quito e Orense – Equador
- Guaraní – Paraguai
- Sporting Cristal – Peru
- Peñarol – Uruguai
- Caracas – Venezuela
O sorteio será realizado na sede da CONMEBOL, às 11h30, horário de Brasília.
Estão no pote 1, o Newell’s e a Liga de Quito. No pote 2, estão Inter, Guaraní e Caracas. Universidad de Concepción, Peñarol e Sporting Cristal compõem o pote 3. E no pote 4, Blooming, Millonarios e Orense.