O Prefeito Municipal, Celso Góes, prestigiou na manhã desta quarta-feira (08), a formatura de 31 Policiais Militares, no Curso de Controle de Distúrbios Civis da Companhia de Choque. A cerimônia aconteceu no 16º Batalhão de Polícia Militar de Guarapuava.
Na ocasião, o prefeito destacou a importância da corporação militar, especialmente durante a pandemia. “Parabenizo os formandos pelo cumprimento de mais essa etapa que garante a segurança e a ordem da sociedade. A Polícia Militar fez um trabalho brilhante durante a pandemia, nos auxiliando para conter aglomerações, fiscalizando e ao mesmo tempo, continuaram desempenhando suas funções. E, tenho certeza que irão continuar promovendo a segurança publica”.
Em sua décima sexta edição. Essa é a primeira vez que o 16º Batalhão de Guarapuava sedia o curso. De acordo com o Tenente-Coronel João Marcos Carneiro Lins, essa formação é tão importante quanto o policiamento feito no dia a dia. “Estes policiais estão preparados para aplicar a lei de uma forma integral e conseguem garantir para a sociedade um estado democrático de direito, garantindo a ordem pública”, ressaltou.
De acordo com o Comandante Geral da PMPR, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, a formação é uma das mais importantes ofertadas pela Polícia Militar do Paraná. “Estamos orgulhosos desses militares que superaram as suas limitações e concluíram esse curso. Sabemos que é um curso extremamente exaustivo, que testa o policial em situações que podem acontecer durante as ocorrências”, explicou.
Segundo o coordenador do Curso, tenente Erlington Jose Medeiros de Barros, foram 54 dias de muita dedicação e exercícios que exigiam esforço psicológico e físico de cada aluno. “Nós submetemos os militares a diversas instruções, como tiro policial, técnicas de tecnologias. E agora eles saem preparados preparados para atuar em operações especiais”, finalizou.
Também estiveram presentes os vereadores municipais, Coronel Edmauro de Oliveira, o Major QOPM Cristiano M. Cubas de Lima, Comandante do BPChoque e Diretor do Curso Major QOPM Paulo Renato Aparecido Siloto e comunidade em geral.