A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) pactuaram uma série de reforços nas ações de Vigilância em Saúde durante a 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PR) realizada nesta quarta-feira (8).
O setor de Imunização da Sesa também realizou uma apresentação com o panorama da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Paraná. Os dados mostram a necessidade de busca ativa por parte dos municípios para aplicação da segunda dose (D2) em cerca de um milhão de paranaenses que não voltaram para completar o esquema vacinal.
“Depois de tudo que passamos até chegar uma vacina que levasse esperança para as pessoas, ainda temos registros de atrasos ou falta de procura pela segunda dose. Precisamos que essas pessoas se conscientizem da importância da imunização completa”, disse o secretário municipal de Saúde de Mangueirinha e presidente do Cosems, Ivoliciano Leonarchik.
A equipe também ressaltou a importância da otimização do uso dos frascos de vacinas para que não haja descarte de nenhum imunizante. A Sesa orienta que em casos de sobra de doses, os municípios podem articular o remanejamento das vacinas com outras cidades, com apoio das Regionais de Saúde. A secretaria está distribuindo as vacinas de acordo com a necessidade apontada pelos municípios, reservando o restante dos imunizantes no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).
Até esta quarta-feira, o Paraná já havia aplicado 9.029.039 doses de primeira dose, 7.559.880 segundas doses e 324.873 doses únicas do imunizante da Janssen. Foram 16.913.792 doses aplicadas até o momento no total.
Da Redação Bem Paraná com Sesa-PR