Seed prorroga prazo para pré-matrículas de cursos técnicos no Paraná; VEJA OPÇÕES
Novo prazo é diferente apenas para o Núcleo Regional de Guarapuava, onde pré-matrículas vão até 10 de dezembro. Colégios ofertarão 27 opções de cursos técnicos integrados, em 252 municípios.
A Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (Seed) prorrogou o prazo das pré-matrículas para os cursos técnicos profissionalizantes da rede estadual de ensino. Agora, os interessados têm até 15 de dezembro para se inscrever para uma vaga.
A exceção é para os cursos oferecidos na Núcleo Regional de Guarapuava, na região central do Paraná, onde a prorrogação vai até dia 10 de dezembro.
Os cursos técnicos serão oferecidos em 2022. Ao todo, os colégios dessa modalidade ofertarão 27 opções de cursos técnicos integrados, em 252 municípios do Paraná.
Segundo a secretaria, até o dia 10, os estudantes do 9º ano que vão começar o ensino médio em 2022 e desejam aliar o ensino regular a um curso profissionalizante, devem comunicar o interesse diretamente às instituições que ofertam essas vagas.
O período de pré-matrícula também está aberto para os cursos subsequentes, que são para quem já concluiu o Ensino Médio, e especialização técnica.
O processo de pré-matrícula servirá para que o estado, os Núcleos Regionais de Educação (NREs) e os próprios colégios possam se planejar para a organização das turmas.
A matrícula para a confirmação efetiva das vagas ocorrerá posteriormente, a partir do fim de novembro.
Novo ensino médio
No sistema regular do novo ensino médio, o aluno escolherá o itinerário formativo durante o ano letivo de 2022, inclusive com o apoio do novo componente curricular chamado Projeto de Vida.
Já para os itinerários formativos da formação técnica, que são cursos profissionais e técnicos integrados ao Ensino Médio, essa escolha será feita antes do início da nova etapa.
A partir de 2022, a modalidade de cursos profissionais técnicos terá duração de três anos, ao invés dos quatro.
A carga horária permanecerá a mesma, mas a redução de um ano será possível devido ao aumento da carga horária do próprio novo ensino médio, que passará de 800 para 1 mil horas por ano.
Por g1 PR