Furacão vence após quatro jogos na Série A e pode se livrar do rebaixamento com uma rodada de antecedência. Athletico tem 45 pontos, cinco a mais que o Bahia
O Athlético encerrou uma sequência de quatro jogos sem vencer e bateu o Cuiabá por 1 a 0, na sexta-feira, na Arena da Baixada, em jogo atrasado da 35ª rodada do Brasileiro. O time rubro-negro, assim, deixou um concorrente direto para trás e aumentou a distância para o Z-4.
O Furacão não vencia desde o 2 a 1 diante do Ceará, em 10 de novembro. A equipe atleticana acumulava três derrotas (Inter, Atlético-MG e Corinthians) e um empate (São Paulo).
O triunfo deixou o time com “mais tranquilidade”, como o próprio técnico Alberto Valentim destacou. O Bahia abre a zona de rebaixamento, com 40 pontos, cinco a menos que o Athletico. O Grêmio, com 39 pontos, é o antepenúltimo. Sport e Chapecoense já estão rebaixados.
O Tricolor baiano recebe o Fluminense, enquanto o Tricolor gaúcho visita o Corinthians. Se ambos não vencerem, o Furacão garante permanência na elite do futebol brasileiro já no domingo. São Paulo (45), Juventude (43) e Cuiabá (43) são as outras equipes que brigam para não cair.
A escalação rubro-negra teve apenas uma mudança. David Terans, poupado na etapa inicial contra o Corinthians, voltou ao time titular. Christian, suspenso, saiu da equipe.
No primeiro tempo, faltou inspiração para os dois times. O Athletico propôs o jogo, enquanto o Cuiabá ficou preocupado em se defender.
As tentativas atleticanas foram chutes de média distância, com Terans, Erick e Nikão, já que não conseguia infiltrar na marcação. Pedro Henrique, de cabeça, tirou tinta da trave. O Dourado teve a melhor chance em cabeçada de Jenison para boa defesa de Santos.
O Cuiabá voltou do intervalo com uma chance clara. João Lucas cruzou na medida e Jenison cabeceou muito perto do gol. A resposta foi parecida com Nikão, que completou cruzamento de Abner e, de cabeça, mandou rente à trave.
O gol rubro-negro saiu no lance seguinte. Nikão cruzou na pequena área, Walter espalmou para o meio da área, e Pedro Rocha encheu o pé para estufar as redes. A partir daí, o Athletico praticamente nãoa tacou, mas também controlou o ímpeto do Dourado, que não levou perigo. Foi pedido para os homens da frente para que colocassem a qualidade individual. Nosso time não é só reativo. Nosso time cria jogadas. Temos uma fase defensiva forte e também características para uma transição rápida— Alberto Valentim, em entrevista coletiva.
Com 45 pontos e na 13ª posição, o Athletico volta a campo diate do Palmeiras na segunda-feira, às 19h, novamente na Arena da Baixada. O jogo é válido pela 37ª rodada do Brasileirão.
Próximos jogos do Athletico 🌪️
- Athletico x Palmeiras: 06/12, segunda, 19h – Arena da Baixada
- Sport x Athletico: 09/12, quinta, 21h30 – Ilha do Retiro
Por Redação do ge — Curitiba