Como a vitória sobre o São Paulo afeta a briga do Grêmio contra o rebaixamento
Tricolor chega a 39 pontos e fica a três do Athletico-PR, primeiro time fora do Z-4, mas que tem um jogo a menos
O Grêmio conseguiu uma vitória importante por 3 a 0 na noite desta quinta-feira (02), na Arena, sobre o São Paulo, na luta contra o rebaixamento à Série B. Com o resultado, o Tricolor chegou a 39 pontos e fica a três do Athletico-PR, primeiro time fora do Z-4, que tem 42 pontos.
Mas há um detalhe importante a ser levado em consideração. O Furacão tem um jogo a menos, já que enfrenta o Cuiabá, 15º na tabela com 43 pontos, às 19h desta sexta-feira (3), na Arena da Baixada, em Curitiba. Se vencer, abre seis para o Grêmio.
Em caso de vitória do Cuiabá, o time mato-grossense chegaria a 46 e ficaria fora do alcance tricolor, mas manteria o Athletico-PR a perigo. Já um empate deixa os dois ainda com possibilidade de serem alcançados pela equipe gaúcha nas duas últimas rodadas.
A derrota do Bahia, de virada, para o Atlético Mineiro que conquistou o título brasileiro —, também deu um alento ao Grêmio. O time baiano se manteve em 17º, com 40 pontos, apenas um a mais do que o tricolor gaúcho e com o mesmo número de jogos.
Nesta sexta, mais dois jogos são importantes para os gremistas ficarem de olho. Às 20h, a torcida tricolor terá de secar o Atlético-GO, 13º com 44, contra a Chapecoense, na Arena Condá. Uma hora mais tarde, o Juventude, 14º com 43 pontos, encara o Fortaleza, no Castelão, e se não vencer também segue ao alcance do Grêmio.
Portanto, ainda que a situação siga dramática para o Tricolor, a chance de se manter na Primeira Divisão é real. Para isso, é preciso vencer os dois próximos jogos, contra Corinthians (fora) e Atlético-MG (casa), ou ganhar um e empatar o outro — mas, neste caso, tendo de torcer por uma série de resultados paralelos.
O certo é que a vitória sobre o São Paulo melhorou o astral gremista. Se isso será suficiente, só saberemos depois das próximas partidas. Mas vale como alento: a possibilidade de evitar a queda existe.
Os confrontos dos rivais diretos do Grêmio contra o rebaixamento:
JUVENTUDE
- Fortaleza (F)
- São Paulo (F)
- Corinthians (C)
BAHIA
- Fluminense (C)
- Fortaleza (F)
ATLÉTICO-GO
- Chapecoense (F)
- Inter (F)
- Flamengo (C)
ATHLETICO-PR
- Cuiabá (C)
- Palmeiras (C)
- Sport (F)