Estrada de ferro, que é fundamental para escoamento da produção agrícola do estado, foi construída a partir de uma ideia de André Rebouças. Irmão dele, Antônio Rebouças, participou de obras da Estrada da Graciosa.
A ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá, no litoral do Paraná, foi construída entre os anos de 1880 e 1885, foi idealizada pelo primeiro engenheiro negro do Brasil, André Rebouças.
Junto com o irmão dele, Antônio Rebouças, André se formou engenheiro na Escola Militar do Rio de Janeiro em 1954, enquanto ainda havia escravidão no país.
Segundo o sociólogo Alexandro Trindade, a ideia de ligar o interior do estado com o litoral, para ajudar a escoar a erva mate produzida no planalto paranaense, surgiu quando André Rebouças foi para a Guerra do Paraguai, em 1866.
“Ele teve uma estadia curta no Rio Grande do Sul, em Uruguaiana, mas no caminho ele foi tendo ideias de criar uma estrada de ferro que pudesse ligar Assunção, na capital do Paraguai, até Antonina, e permitir um escoamento da produção agrícola tanto do interior do Brasil como também do próprio Paraguai”, afirmou.
Ferrovia na Serra do Mar, no Paraná, foi construída entre 1880 e 1885 — Foto: Reprodução/Instituto Militar de Engenharia do Exército Brasileiro.
Apesar de ser o mentor da ferrovia, André não participou da construção da estrada de ferro e não viu a ferrovia pronta. A obra da ferrovia não contou com mão-de-obra de pessoas escravizadas.
O irmão dele, Antônio Rebouças, por outro lado, participou ativamente de obras na Estrada da Graciosa.
“Ele é mais um dos engenheiros encarregados dessa obra de rodagem. Foi aí que em conversas com o Antônio que o André tem a ideia da estrada de ferro”, afirmou o sociólogo.
Antônio e André Rebouças foram os dois primeiros engenheiros negros do Brasil — Foto: Reprodução/Instituto Militar de Engenharia do Exército Brasileiro
Por g1PR