A United Airlines anunciou, nesta quinta-feira, 3, um acordo comercial de compra de 15 jatos supersônicos da Boom Supersonic, uma startup de aviação, com a opção de adquirir mais 35 no futuro. Voos comerciais supersônicos não estão disponíveis desde a ‘aposentadoria’ do Concorde, em 2003.
A aeronave, chamada de Overture, ainda não foi construída (a foto que ilustra este texto é uma imagem conceitual) e necessita obter aprovação da Administração Federal de Aviação e outras agências reguladoras ao redor do mundo antes de poder voar. Ela deve transportar de 65 a 88 pessoas e a expectativa é que o primeiro voo do jato ocorra em 2026 e que, em 2029, comece a realizar viagens com passageiros.
A startup acredita que pode desenvolver um motor mais eficiente e mais silencioso do que os utilizados no passado. De acordo com a Boom Supersonic, a aeronave será capaz de viajar à velocidade de Mach 1,7, o dobro da dos aviões mais rápidos de hoje e que equivale a 1,7 vez a velocidade do som. Ele funcionará com combustível de aviação sustentável, derivado de matéria orgânica.
Com informações do portal Axios