© Soldado Ismael Ponchio
A Polícia Militar formou nesta semana 60 capitães do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais 2021, em cerimônia realizada na Academia Policial Militar do Guatupê. O curso é pré-requisito para oficiais da Polícia Militar serem promovidos a postos superiores.
O evento teve a participação do chefe da Casa Civil, Guto Silva, acompanhado do secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, e do comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.
Guto Silva, patrono da turma, disse que a responsabilidade de todos que estão terminando esse curso é de liderarem a comunidade. “Temos muito orgulho do trabalho que essa instituição presta, pois é referência nacional, estando sempre na vanguarda de todo o País”, disse.
Segundo ele, a formação desses policiais militares vai contribuir muito para a gestão da corporação nos próximos anos. “Estamos entregando à sociedade profissionais qualificados, altamente capacitados, justamente para que possam garantir a segurança pública para a população do Paraná e, ao mesmo tempo, entregamos esses oficiais em um momento tão difícil, em que precisamos olhar para as pessoas com empatia para que tenhamos uma polícia cada vez mais moderna e sintonizada com os anseios da nossa sociedade”, acrescentou Guto Silva.
Para o secretário Romulo Marinho Soares, essa capacitação é importante porque estes oficiais passarão a desempenhar funções estratégicas na corporação. “Mesmo com a pandemia, a Polícia Militar do Paraná se preparou em procurar cada vez mais aperfeiçoar os seus quadros e essa não é uma formação qualquer, pois é com capitães que a corporação busca a sua consolidação, visando serem oficiais superiores”, disse.
ATUAÇÃO – A atuação da Polícia Militar é imprescindível para a garantia de segurança e tranquilidade da sociedade e, para o comandante-geral, a corporação depende desses oficiais para ocupar importantes cargos dentro da instituição. “A Polícia Militar do Paraná é exemplo do que acontece com a saúde nesse momento, pois ela não pode parar e a qualificação dos nossos profissionais também não para. Nos adaptamos com todas as medidas restritivas e não paramos os nossos cursos de atualização e aperfeiçoamento profissional”, disse Hudson Teixeira.
Além de diretor de Ensino e Pesquisa da Academia, o coronel Vanderley Rothenburg também foi o paraninfo da Turma CAO 2021. “Fico emocionado por ter sido escolhido, tenho orgulho e confiança, pois esse gesto me dá fôlego para trabalhar ainda mais em prol da nossa Instituição”, disse.
CURSO – O objetivo do curso é aprofundar os estudos das atividades de administração e segurança pública, visando capacitar oficiais intermediários ao desempenho e o exercício das atividades de planejamento, comando, coordenação, controle e direção da corporação.
Com uma carga horária de 360 horas, os 60 capitães, sendo 51 do quadro da Polícia Militar, oito do Corpo de Bombeiros e um da Saúde, tiveram aulas no modo híbrido, com aulas online e também presenciais.
“Esse curso é um pré-requisito para as funções de oficial superior dentro da corporação, e é uma honra para a Academia poder oferecer essa capacitação”, afirmou o comandante do Guatupê, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garrett.
HOMENAGEM – A Turma do CAO 2021 – Capitão Fabio Alessandre da Silva – aproveitou a solenidade para homenagear a esposa do oficial e seus dois filhos. Ele morreu em 2017 durante um roubo a sua residência. Os policiais que tiveram os melhores desempenhos também foram homenageados, sendo eles os capitães Willian Vinicius Dias, que ficou em primeiro, Valdir Gordert Filho, segundo, e Caroline Schweigert Costa, terceira colocada na classificação geral.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes o juiz de Direito Sérgio Bernardinetti; a promotora de Justiça Simone Lúcia Lorens, o deputado estadual Tiago Amaral; o diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, João Alfredo Zampieri; o diretor do Departamento de Inteligência (Diep), delegado Sivanei de Almeida Gomes; o subcomandante-geral da PMPR, coronel Rui Noé Barroso Torres; o chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, o corregedor-geral da PMPR, coronel Dorian Nunes Cavalheiro; o comandante do 4⁰ Comando Regional; da PMPR, coronel Edmauro de Oliveira; o assessor militar da Sesp, coronel Adílson Luiz Correa dos Santos; o comandante do 2º CRPM, tenente-coronel Hilberaldi Correia de Lima; e o coordenador do CAO, major Anderson Puglia.