A petroleira Shell e a siderúrgica Gerdau assinaram termo de cooperação para a criação de um parque de captação de energia solar no município de Brasilândia de Minas, em Minas Gerais. O Aquarii fornecerá parte da energia limpa para as unidades de produção de aço da Gerdau e outra para ser vendida no mercado a partir de 2024.
O acordo prevê a participação igualitária entre as duas empresas, que se uniram para atingir suas respectivas metas de transição energética e redução da emissão de gases. No caso da Shell, especificamente, a participação será mais próxima do consumidor final, pois a companhia será responsável pela comercialização da energia gerada pelo parque de Aquarii.
Energia solar
A energia solar é a fonte energética que mais cresce no Brasil, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com salto de 70% em 2020 — o equivalente a 7,5 gigawatts ou metade da capacidade da hidrelétrica de Itaipu. Atualmente, representa 1,8% da matriz nacional, porcentagem que deve aumentar nos próximos anos.
O Brasil tem um dos maiores níveis de irradiação solar do mundo, com mais de 2.200 horas anuais de insolação, o equivalente a 15 trilhões de megawatts.
Leia também: “Usinas térmicas geram um terço da energia no Brasil”
Revista Oeste